28 de agosto de 2012

O Diabo Veste Prada - Lauren Weisberger

O Diabo Veste PradaEdição: 1
Editora: BestBolso
ISBN: 9788577991570
Ano: 2009
Páginas: 389
Tradutor: Ana Luiza Dantas Borges
O Diabo Veste Prada - Lauren Weisberger
Lauren Weisberger trabalhou como assistente da todo-poderosa-amada-e-odiada editora da revista Vogue, Anna Wintour. Assim, qualquer semelhança de O DIABO VESTE PRADA com a realidade não é mera coincidência. Neste irresistí­vel romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela.
De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe: Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar do escritório em Nova York o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para pedidos os mais mirabolantes. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea.


Cuidado com as empresas que exigem roupas novas. — HENRI DAVID THOREAU, WALDEN, 1854
Terça feira dia de livros que eu já li a bastante tempo e o livro da vez é O Diabo Veste Prada, que conta a historia de Andrea uma garota que sai do interior e cai de para quedas no mundo da badalada revista de moda Runway, que tem como editora chefe a exigente Miranda Priestly, formada em jornalismo Andre é chamada pela Editora Elias Clark.
Suponho que muita gente já viu o filme, e acho que a maioria gostou, mas vamos logo colocando os pés no chão, o filme é muito romântico, ou seja, tudo que acontece na vida de Andrea é muito idealizado e, quase, perfeito. Tentando não dar spoiler, mas quem ler esse livro tem quer se ligar que não tem muita coisa haver com o filme e principalmente uma trama que tem no filme mais não tem no livro.
Miranda é uma verdadeira carrasca com seus subordinados, porém ela tem prestígio dentro da sociedade nova-iorquina e Andrea sempre ouve a mesma fazer que apenas reforçar essa superioridade e influencia:
milhões de garotas que dariam a vida para estar no seu lugar.
Nigel no livro é muito mais muito, muito mesmo, diferente do que aparece no filme:
Virei-me a tempo de ver o homem, que tinha, no mínimo, 2,10m de altura, a pele bronzeada, o cabelo preto, apontando diretamente para mim. Pesava 125 quilos sobre a estrutura incrivelmente alta e era tão musculoso, tão vigoroso (...)
Acho que isso pode se ter uma noção do quanto eles erraram na escolha do ator, não querendo desmerecer o trabalho incrível do Stanley Tucci, que desempenhou muito bem o papel, mas não passou a imponencia de Nigel no livro:
Esse era Nigel — um único nome, como Madonna ou Prince —, a autoridade em moda que reconheci da TV, revistas, colunas sociais, de toda parte, e ele tinha dito que eu era bonita.


Outro personagem que deturparam no filme foi a melhor amiga de Andrea, Lily que sofre de problemas com álcool e divide o apartamento com Andrea e podemos viver melhor os personagem.
E a própria Andrea que no filme era muito submissa as ordens da Miranda, já no livro ela é mais sarcástica e menos complacente com as ordens da Miranda e como eu já falei no inicio o filme é muito romântico já o livro é cru e realista e tem um final que deixa qualquer um de cara no chão, com vontade de grita “ é isso ai garota até que fim acordou” Andrea faz uma coisa que nos deixa MEU DEUS ELA É LOUCA.

Não espera o final do filme, saiba a Miranda não vai rir muitos menos dizer “GO” ou a Andrea trabalhar no The News York Time:
Ela equilibrava uma pequena bandeja com três cafés Starbucks, uma bolsa cheia de jornais e revistas, três cabides com roupas penduradas, e um saco com o monograma "MP". Seu celular começou a tocar assim que eu me dei conta do que estava acontecendo, e ela pareceu tão apavorada, que achei que ia chorar ali mesmo. Mas quando não conseguiu passar, suspirou fundo, e cantou junto com Eduardo. Quando olhei de novo para ele, sorriu na minha direção e piscou o olho.
A narrativa é em primeira pessoa e bastam algumas paginas para odiar a Miranda e o titulo do livro fazer sentido, e o fato de ser em primeira pessoa torna mais informal e mais sarcástico o humor da Andrea, isso pode ser visto em um parágrafo que nós, fã de Harry Potter, nos deixa, “EU TE MATO VADIA”:

O quarto livro da deplorável série Harry Potter seria lançado no dia seguinte, um sábado, e as gêmeas de dez anos de Miranda queriam um. Os primeiros exemplares não chegariam às lojas até a segunda-feira, mas eu tinha de estar com eles em mãos no sábado de manhã — minutos depois de terem sido liberados do depósito. Afinal, Harry e seu pessoal tinham de pegar um avião particular para Paris.
Mas tirando essa falta com os fãs de Harry, o livro é simplesmente perfeito, e não precisa gostar de moda para entender ou amar é simples e informal, alguns palavrões, mas nada muito pesado.

Então quem ainda não leu pensando que o livro é fútil largue disso e corra na livraria mais próxima, tem a edição de bolso que é 19,00, vale apena mesmo.

Nota 5 rosas

3 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito da sua resenha. Não assisti ao filme todo e morro de vontade de ler o livro.
    Parabéns pelo blog.
    Abraço.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa resenha. Parabéns!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler por completo, mas eu irei.
    Já passei pelo que a andy passou (talvez não com tanto glamour mas existia uma Miranda) e me identifiquei com a história.

    Amei a resenha.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro este filme, toda a vez que passa eu assisto, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro!
    Adorei a resenha! Fiquei com muita vontade de ler!

    Beijos!
    http://rollerbladesblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.