10 de agosto de 2012

A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um - George R. R. Martin

A Guerra dos TronosQuando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher da Casa dos Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.





Alguns Spoiler, mais nada que comprometa a história...
Esse é mais um livro que conheci no Pa Book Club, na verdade já conhecia a seria que passa na HBO e varias e varias vezes visto o livro (que não é nada pequeno para passar despercebido) mas não me despertou qualquer interesse até ouvi no PBC.
Esse é um livro muito complexo para ter uma única sinopse, pois tem vários núcleos, o que tira qualquer personagem principal, mas claro todos temos nosso favoritismo por certas casas. Martin consegue nos envolver até o fim da história e a forma que ele molda a narrativa para personalidades de cada personagem é incrível.
Este livro começa com um ataque, ou seja, já começa para você ficar com os batimentos a mil por hora, parece que o Martin coloca toda sua criatividade no prólogo, mas o que eu não sabia era que ele reservava coisa melhor. Quando li o prólogo percebi logo “Otimo ele vai ser um narrador em terceira pessoa” quando eu li o primeiro capitulo eu “olha ele parece um narrador em terceira pessoa, mas agora é uma criança que esta escrevendo.” Isso eu nunca tinha visto em qualquer livro, e como terceira pessoa é meu foco narrativo favorito embarquei com tudo no livro.

Mãos longas e elegantes roçaram n a sua bochecha e depois se fecharam em volta de sua garganta.
Vamos lá vou tentar resumir toda história, sem dar spoiler tentar...
Robert Baratheon, Eddard Stark e a tropa dos Lannister tomaram o trono de ferro a 14 anos ele pertencia a Aerys Targaryen, pai dos irmãos. Eddard teve a chance de se tornar rei nesse momento mas ele prefere que seu amigo e quase irmão Robert assuma o reino e ele volta a Winterfell ao norte da estrada do rei, e nessa volta ele leva seu filho bastado Jon Snow, que não é bem recebido por sua esposa que o trata como lixo, anos se passam o Robert precisa que Eddard o ajude a administrar o reino sendo a mão do rei o que seria o segundo homem mais poderoso e foda do reino. Mas a ultima mão, supostamente assassinado pelos Lannister deixa Eddard em alerta. Stark vai para porto real onde sua vida vai mudar e muito.
Bem todas as garotas que já leram esse livro surtam com o Snow haaa ele é lindo haaa ele é perfeito haaa olha como ele luta. E eu queria entende, mas fiquei com um raiva muito muito grande dele, ele é um babaca que pensa que pode fazer tudo ele se sente superior a todos quando chega na muralha ele sem sente o que ele não é humildade ainda existe, e ele é um bebê chorão. Sei que muitos vão me criticar por falar mal do Snow, mas do jeito que ele é no livro...
Esse é uma obra fantástica que a fantasia é mera formalidade apenas como crença, mas o que deixa Guerra dos Tronos tão único e tão original é o fato de que todos são humanos não é do tipo de livro que você fala olha ele é do bem, não ele é do mal, isso não existe, são apenas pessoas que visão seus interesses pessoais, onde casamentos são arranjados para poder ter ou ganhar algo lá na frente.
Como falei de favoritismo claro que eu tenho os meus e meus amigos que já leram e me conhecem já até sabem quem são os 3 mais mais :)
Primeiro é Daenerys, que tem como objetivo conseguir o trono de fogo roubado por Robert de seu pai Aerys, e ela e seu “querido irmão” estão regressando a Porto Real com as tropas dos dothrakis, em busca do lar, Dany começa no livro como uma garota incente que tem que fazer o que o irmão manda, mas ela acaba se revelando no desenrolar da história e logo ganha meu coração *-*
Depois vêm o que eu acho que não tem como não gostar dela que é Arya, acho que 99,9% das pessoas que leram o livro e/ou viram a serie gostam da Arya, ela filha de Eddard é outra grande revelação do livro desde sua primeira aparição como narradora ela aparece firme e decidida que não nasceu para ser uma lady como sua irmã isso torna ela FODA desculpa me empolguei.
Tyrion é o mais foda de todos ele é um anã, a mãe morreu quando ele nasceu, ele é o filho mais feio dos Lannister, tudo conspirando para que ele fracasse mas ai surge a frase que ganha todo o livro:

A mente é a minha arma. Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert , o seu martelo de guerra, e eu tenho a mente...e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.
E como eu um apaixonado por leitura claro que foi amor à primeira lida quando fui apresentado a Tyrion Lannister.
Então não se assuste com o tamanho do livro, pois quando vai chegando às ultimas paginas ele se torna muito pequeno, e quando acaba você já esta morrendo pelo próximo “Fúria dos Reis’’ Guerra dos Tronos é o melhor livro do ano até agora, antes era Jogos Vorazes, mas Martin é Martin, esse cara é um gênio.

Um comentário:

  1. Estou louca por este livro *-*
    A série é incrivel e acredito que o livro deve ser melhor ainda!

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.