7 de agosto de 2012

Nosso Lar - André Luiz


Nosso LarNosso Lar - A Vida no Mundo Espiritual
 Editora: FEB
Autor: André Luiz / Chico Xavier
ISBN: 8573280239
Origem: Brasil
Ano: Publicado em 1944
Edição: 1
Número de páginas: 312
 
Nosso Lar é o nome da Colônia Espiritual que André Luiz nos apresenta neste primeiro livro de sua lavra. Em narrativa vibrante, o autor nos transmite suas observações e descobertas sobre a vida no Mundo Espiritual, atuando como um repórter que registra as suas próprias experiências. Revela-nos um mundo palpitante, pleno de vida e atividades, organizado de forma exemplar, onde Espíritos desencarnados passam por estágio de recuperação e educação espiritual supervisionado por Espíritos Superiores. Nosso Lar nos permite antever o Mundo Espiritual que nos aguarda, quando abandonarmos o corpo carnal pela morte física.

Eu guardava a impressão de haver perdido a ideia de tempo. A noção de espaço esvaíra-se-me de há muito. Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo e, o entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos.
Nosso Lar é o livro que depois de ter uma adaptação cinematográfica ganhou um numero maior de leitores, não apenas deste livro mais de outros seja ele do autor espiritual ou autor psicografo. Muito conhecem o médium Chico Xavier que escreveu 400 livros e não ficou como os direitos de nem um.

Nosso Lar conta a História de André Luiz que acaba de despertar no mundo invisível, e relata com riquezas de detalhes os mundo extracorpóreo, e as leis que regem o universo, mostra que mesmo no mundo espiritual nossa vida pode recomeça. Depois de uma morte decorrente de um câncer nos rins, Andre tem uma segunda chance de recomeçar nesse novo plano. Esse foi o primeiro livro que eu li dos autores, tanto espiritual quanto psicografo, e até então é o melhor romance espírita que eu já li. Pois como o Emmanuel muito bem coloca no prefacio:

Entretanto, de há muito desejamos trazer ao nosso círculo espiritual alguém que possa transmitir a outrem o valor da experiência própria, com todos os detalhes possíveis à legítima compreensão da ordem que preside o esforço dos desencarnados laboriosos e bem-intencionados, nas esferas invisíveis ao olhar humano, embora intimamente ligadas ao planeta.

O livro, assim como o filme, já teve copias internacionais, mostrando que o movimento espírita é muito forte no Brasil e Chico é uma pessoa muito importante para expansão. Mas o bom desse livro é que ele não se limita apenas ao publico espírita, mas também a qual quer um que queira ter um conhecimento sobre o mundo espiritual, apesar que alguns pontos do livro colocam em discussão alguns conceito que entram em conflito com as obras básicas do Espiritismo.

Esse é um dos poucos livros em primeira pessoa que eu gosto muito, pois eu busco mais a frieza do narrador e a omissão de sentimentos deixando que o leitor sinta por si só sem avisar que horas tem que chorar, mas Nosso Lar vem mudar essa ideia onde a intensidade se torna melhor sendo narrado em primeira pessoa torna mais forte e mais verdadeira esse processo que Andre esta passando.

Alguns amigos reclamaram pela forma que André escreve como se vivesse na década de 20, nas formas rebuscadas que ele usa as palavras, mas nada desesperado, apenas algumas mesóclises que dificultam.

Dentre todos os personagens do livro para mim o melhor é Eloisa, uma recém-desencarnada que por orgulho que voltar ao seu marido, a forma que André vai falando das experiências que ele tem com ela nos remete a reflexões sobre nossa própria existência material.

Então nosso lar é um livro para todos que queriam conhecer de maneira prazerosa o mundo espiritual e a forma mais pura da evolução humana. Leiam recomendo muito...

O que basicamente resume todo livro seria:

Uma existência é um ato.
Um corpo - uma veste.
Um século - um dia.
Um serviço - uma experiência.
Um triunfo - uma aquisição.
Uma morte - um sopro renovador.
Quantas existências, quantos corpos, quantos séculos, quantos serviços, quantos triunfos, quantas mortes necessitamos ainda?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.