29 de setembro de 2012

O Circo da Noite - Erin Morgenstern

O Circo da NoiteO Circo da Noite - Erin Morgenstern
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571608
Ano: 2012
Páginas: 368
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.


 O circo chega sem aviso. 
Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. 
Simplesmente está lá, quando ontem não estava. 
As tendas imponentes são listradas de preto e branco, sem dourados ou carmesins. 
Não há cor alguma, a não ser a das árvores mais próximas e a da grama nos campos ao redor. (...) 
E para o cartaz preto pintado em letras brancas pendurado nos portões, que diz: 
Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer

 Para quem já viu e gostou de Kill Bill, vai adorar esse livro, antes de começar essa resenha gostaria de agradecer a Izabela Melo que é administradora do blog Vícios ou Virtudes, que é parceiro do blog, por me da à oportunidade de ler essa obra incrível (não tão incrível assim). 
Depois que saí da 1ª Turnê Intrínseca, que rolou aqui em Belém fiquei igual um louco pela imensa quantidade de lançamentos apresentados, e minha lista de vou ler/desejados só aumentava, depois de ler algumas resenhas que na grande maioria mencionava Harry Potter, fiquei com mais vontade, então quebrei a cara, criei muita expectativa e me decepcionei, tipo “te amo para sempre”...
Quando li o primeiro capitulo, disponível no site da editora gostei muito pelo fato de ser narrado em terceira pessoa e a forma como ela expressa o sensorial, que é um desafio que muitos autores não se arriscam, fiquei encantado com a história de um circo enigmático, quando de repente as tentas somem e a magia vai junto, quando segredos são revelados. O livro é dividido em seis partes, quem já assistiu Kill Bill e gostou, vai curti muito esse livro, ele fica andando no tem 1873,1884, 1897, 1885, 1891... e continua nessa viajem louca até o final do livro que confesso que eu esperava uma surpresa, mas infelizmente caiu no obvio. 
Os primeiros capítulos são confuso mas vão tomando forma a medida que você ler, é ate difícil criar uma resenha pela bagunça temporal, pois posso falar uma coisa que o leitor só vai entender quando outro fato for apresentado três capítulos na frente, mas basicamente é uma “luta” entre Celia, filha de um grande ilusionista que pelo que deixa entender no primeiro capitulo perdeu uma disputa com o “SR GRAY” meninas não tem nada haver com 50tons que treina Marco que vai “lutar” contra Célia no circo “Abre ao cair da noite Fecha ao amanhecer” mas antes de sabermos de tudo isso vamos ver como esse circo vai ser criado, e no final entendemos os por quês.
Quero parabenizar a editora por deixar a arte gráfica interna igual a original pena que a capa não,mas a do Brasil esta melhor, porque esse livro é uma verdadeira obra de arte por dentro cheira de listra e “Expectativas” isso torna a história muito mais atraente. Confesso que me apaixonei pela arte interna e a escrita de Erin, no entanto a história é muito previsível, algumas resenhas por ai diz que parece um pouco com Harry Potter, mas é mentira, a única coisa que Erin se assemelha, muito bem por sinal, é na narrativa de terceira pessoas, mas ainda com um tom informal de modo que envolve o leitor do início, mas repito a historia é previsível de mais. 
Fora esse detalhe esse é um ótimo livro, mágico acima como deveria ser, e Erin começou com o pé direito na sua estreia, espero ler mais da autora, pois escreve muito bem, mas esperando por novidades... 
Então se você gosta de uma fantasia com uma dose de romance, recomendo Circo da Noite, mas não espere muita surpresa no final. 

Nota: 4 rosas 

4 comentários:

  1. Resenha legal.
    Minha opinião do livro gira mais ou menos por aí.

    =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha! queria ler o livro =/
    quem sabee rs
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar do livro, mas até fiquei curioso. Sei lá, penso que as histórias até podem ser previsíveis, sabe, mas tudo depende de como o autor descreve essa previsibilidade, às vezes bons resultados podem sair do cotidiano.

    Parabéns pela resenha,
    Depois passa lá no O Epitáfio que tem post novo.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar dele, e eu realmente me interessei (ainda mais com essa capa linda *-*)
    Pena que é previsivel, pois adoro me surpreender :(
    Adorei a resenha!
    Beijos! ô/

    http://rollerbladesblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.