4 de setembro de 2012

A Metamorfose - Franz Kafka

A MetamorfoseA Metamorfose - Franz Kafka
Edição: 1
Editora: L&PM
ISBN: 9788525410467
Ano: 2001
Páginas: 144
Tradutor: Marcelo Backes
A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.



Bem esse livro eu li na oitava serie (2008) e reli no sábado a tarde, não tinha nada para fazer mesmo, mas enfim vamos à resenha.
Livro pequeno com grandes ensinamentos, primeiro o começo é muito estranho, e sem sentido:
“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”.
A primeira coisa que eu me questionei: mas que tipo de livro é esse? Ficção cientifica? Não! É algo sem gênero definido, e sem explicação a metamorfose simplesmente acontece pronto acabou.
Daí Kafka com seu humor amargo, melancólico, que se encontra em todas suas obras não seria diferente neste livro.
Gregor Samsa é um jovem caixeiro-viajante que vive com a família, pais e irmã, a quem sustenta. Aquela manha daria inicio a mais um dia de trabalho normal, de modo que, aparentemente sem atinar com o ocorrido, ele só se preocupa com detalhes práticos: sair da cama (que lhe da bastante trabalho) e principalmente atender seus compromissos, mas não é possível, sua vida vai mudar totalmente. As coisas vão piorando, Gregor não consegue se comunicar com as pessoas, e começa a agir como um verdadeiro inseto em todos os aspectos.
A Metamorfose nos reporta para um período em que as maquinas estavam começando a dominar o sistema de produção, então o livro nada mais trata do que a própria alienação do operário do final do século XIX, em que não importava seu estado de saúde o importante é não faltar no trabalho e isso fica muito claro, e a forma como eles são tratados é de verdadeiros insetos, e Kafka quis justamente fazer essa critica da vida miserável que esses operários tinham que suportar, mas no caso de Samsa ele esta nessa, assim dizendo por causa de seus pais:
Se não me contivesse, por causa dos meus pais, teria pedido demissão há muito tempo.
Então é claro nesse trecho que ele é insatisfeito um verdadeiro inseto.
O livro é narrado em terceira pessoa é frio e você percebe um humor negro por trás de cada cena apresentada, Kafka não economiza nas sátiras a burguesia que oprimia os operários, apesar de que eu não vinha da que diga que ele é marxista ou coisa do tipo, mas pelo jeito que ele escreve tem uma pontinha de indignação como se ele fosse realmente um operário.
O livro requer que saiba que período se passa para melhor compreender o que Kafka quer nos passar, mas para quem gosta de um drama histórico, ou até mesmo para entender um pouco de gênio da literatura mundial deveria embarcar nessa viajem louca que é A Metamorfose.

6 comentários:

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.