13 de julho de 2012

O Diário de Um Mago


O Diário de um Mago de Paulo Coelho conta a odisséia de um homem através de mistérios da magia e do desconhecido... desvendando o universo e ele mesmo, em exercícios ensinados por seu mestre para descobrir a verdadeira magia...Passando pelo místico Caminho de Santiago, onde muitas lendas são feitas esse livro fala muito mais do que parábolas e pequenas histórias... ele fala em si da vida de um homem de uma forma muito mágica...Mais do que uma biografia é uma lição de vida... que fala muito além de nossas percepções do cotidiano. Ao mesmo tempo uma aventura e uma história que poderia acontecer com qualquer um.



Não sou muito fã da obra de Paulo Coelho, mas não posso ignorar o peso que ele tem na literatura contemporânea brasileira.
O Diário de Um Mago conta a peregrinação do autor no caminho de San Thiago em busca de sua espada, mas como Paulo Coelho se encaixa muito bem como livro de autoajuda narrando dados do cotidiano “mágico” para ajudar as pessoas, o livro não passa de uma visão metafórica para incentivo de que todos têm uma trilha, um objetivo, e no livro ele mostra os meios e os possíveis desafios para chegar a esse determinado objetivo.
Apesar do titulo o livro não toma postura de diário, é um romance, que vai sendo muito bem descritivo quanto a locais e a historia sobre o antigo caminho de San Thiago.
Sempre digo em minhas resenhas que não gosto de livro de primeira pessoa, mas o que me parece é que eu só leio livro em primeira pessoa, e esse não é diferente, porém o autor tem outros livros escritos em terceira pessoa, e posso dizer com toda segurança ele escreve muito melhor em primeira pessoa, pois quando ele escreve O Diário de Um Mago ele é mais sincero quanto aos sentimentos e sensações, já quando ele narra em terceira pessoa ele tenta, frestadamente, passar essas sensações, mas não é satisfatório.
O Diário de um mago transcende apenas de paginas e vai para ensinamentos e percepções do cotidiano, que depois que o li passei a perceber melhor, mas o único problema disso tudo é que o autor não é o primeiro a escrever sobre o assunto o que faz receber criticas negativas, e receber má fama dentro do mundo literário.
Vejo que muita gente tem preconceito pelo que falam do autor e acabam tendo um bloqueio, acho isso um pouco ridículo, pois cada pessoa pode tirar impressões diferentes então se nunca ele nem uma obra do autor, leia e tire suas próprias conclusões e não fique alienado por opiniões exteriores, vá lá leia e critique.
Então para quem tem preconceito com autor pode parando com isso, leia antes de criticar conheça para que seus comentários se tornem sólidos, e não apenas comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.