24 de julho de 2012

Anjos e Demônios


Anjos e DemôniosAntes de decifrar ´O Código Da Vinci´, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.


Como as terça vou fazer resenhas de livro que li a um bom tempo, vamos ao livro que para mim é o melhor do Dan Brown, Anjos e Demônios.
Todos os livros do Dan começam com um corpo, ou com uma morte, e nesse não poderia ser diferente, Leonardo Vetra, Padre e Físico, fez uma descoberta incrível para o mundo cientifico, a antimatéria, ou partícula de Deus, que provaria a existência cientifica de Deus e a criação do universo a partir do nada, mas ele é encontrado morto em seu escritório pelo diretor da CERN, mas seu cadáver estava com um marca de fogo no peito e sem o globo ocular.
Não muito longe, no vaticano, é detectado que quatro cardeis foram sequestrados, uma semana depois da morte do Papa, e um vídeo é enviado a Guarda Suíça, não cobrando por resgate, mas dizendo que no dia do Conclave, os quatro padres serão marcados a fogo e deixados nos altares da ciência.
Qual a relação entre os dois crimes, tudo.
Essa é a primeira aventura do simbologista de Harvard professor Robert Langdon, que terá que decifrar antigas estatuas nas ruas de Roma e acaba descobrindo segredos papais. E junto com ele esta a filha de Leonardo Vetra, Victoria Vetra, que trabalhou junto com o pai na descoberta da antimatéria.
Como todo mundo que já leu os livros do autor, sabe que um livro é spoiler do outro pois o estilo é sempre o mesmo, o que depois de um tempo tornasse cansativo ou não uma vez que os livros é uma correria só. O único livro que dura bastante tempo é o Código da Vince, que se passa em três dias, os outros se passam em horas.
Bem Anjos e Demônios, é um livro eletrizante, excitante, fantástico e perfeito, e acho muito incrível a forma que Dan Brown consegue misturar conspirações com fatos históricos que para alguns leitores transformam os seus livros em verdadeiras bíblias onde tudo que esta ali é a verdadeira história.
Como em todos os livros do autor sempre descobrimos uma nova ciência, desta vez é hora de dar espaço a física de partículas, já desenvolvida a muito tempo, as primeiras formas desse conhecimento foi com a física moderna que foi bastante desenvolvida no início do século XX, com teorias que mudaram a forma de ver o mundo.
O meu personagem favorito é Maximilian Kohler, que é simplesmente o gênio do livro mesmo aparecendo apenas no inicio e no final do livro, sua forma dura e fria é totalmente perfeita, e não sei por que o diretor dos infernos tirou ele do filme :\
Vi alguns documentários sobre a antimatéria, pesquisei na internet sobre a conspiração dos Illuminati e sobre os processos no momento do Conclave e Dan descreve de maneira única semirealista que faz com que o leitor se transporte e nem um artigo vai deixar você tão dentro da história.
Então quem ainda não leu, leia recomendo, se você já leu qualquer livro do autor, saiba o estilo é o mesmo, mas é o peso histórico de cada um é único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.