12 de julho de 2012

#1 Estou Lendo Semanal


Esta semana não li muita coisa, porém o pouco que estou lendo é muito complexo.
Todo quinta vai rolar poste de livros que estou lendo ;)


A Hora da Estrela - Clarice Lispector


A Hora da EstrelaA história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.


A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Um - George R. R. Martin


A Guerra dos TronosQuando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.




 

 

Em Favor da Dúvida - Como Ter Convicções Sem Ser Um Fanático

 

Em Favor da DúvidaComo lidar com questões morais, como aborto ou homossexualismo, quando diferentes grupos sustentam posições vigorosamente opostas? E como a cultura mantém sua harmonia diante do fundamentalismo agressivo? A resposta, de acordo com os renomados sociólogos Peter Berger e Anton Zijderveld, é a dúvida. A dúvida virtuosa, que nos leva a seguir em frente de forma destemida com nossas convicções morais sem cair na tentação de acharmos que todos os que pensam diferente de nós são nossos inimigos. Este livro propõe uma agradável reflexão através da história da modernidade (passando pela religião, pela ascensão da psicologia e do marxismo. pelo desafio intelectual do relativismo, pelo fracasso do totalitarismo e pelo fundamentalismo como uma invenção moderna), mostrando que a verdade, inclusive a verdade religiosa, precisa da dúvida para existir e prosperar e que é possível encontrar um meio-termo entre incertezas e convicções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.