28 de fevereiro de 2013

Leitura no banheiro...



Em 2009, foi leiloado em Londres um exemplar da primeira edição do livro “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, que revolucionou as ciências naturais e o pensamento moderno. Todavia, o mais interessante foi a procedência de tal raridade: a estante do banheiro de uma família britânica.

A existência de uma estante mostra que ler no banheiro era um hábito dessa família, assim como é um hábito para muitas pessoas.

Eu mesma me considero uma adepta a este hábito, mas de modo controlado. Para o banheiro, elejo leituras que não me prendam mais do que o tempo suficiente para terminar aquilo que fui fazer (rsrs).

Mas essa é a verdade: há quem não consiga realizar a “tarefa” corretamente sem passar os olhos em algum jornal, revista, ou até mesmo nas espirituosas mensagens escritas nas portas dos banheiros.

Tem gente até que as coleciona!

de http://olhacagada.tumblr.com/
O fato é, apesar de um lugar inusitado, querendo ou não, o banheiro reúne algumas condições importantes para quem quer ler em paz: é um local quieto, isolado, onde a leitura dificilmente será interrompida.

Interessada em lucrar com tal hábito, uma fábrica desenvolveu um assento de privada especial para leitura.

Os clientes da empresa Leroy Merlin eram questionados sobre o que procuravam quando iam comprar um assento de privada. O levantamento constatou que 33% dos 174 entrevistados tinham o hábito de ler “no trono”. Alguns inclusive afirmaram que iam ao banheiro só para ler!

Os assentos confortáveis existentes até então no mercado não tinham um mecanismo para impedir a entrada de umidade, que é a grande responsável pela proliferação de fungos e bactérias, que por usa vez, facilitam o surgimento da hemorroida, por exemplo.

Em contra partida, Ron Shaoul , médico especialista em gastroenterologia pediátrica, que trabalha  Bnai Zion Medical Center, em Haifa, Israel, que efetuou uma investigação mais profunda sobre este hábito que remonta ao surgimento dos livros impressos, constatou o seguinte: os leitores de banheiro passam mais tempo no local e se consideram menos constipados do que não-leitores de banheiro.

O trabalho de Shaoul também sugere que os leitores de banheiro sofrem mais de hemorróidas , mas o efeito é insignificante, estando a doença mais ligada a outras práticas individuais dos entrevistados, do que ao próprio hábito da leitura no banheiro.

A novidade do momento para quem cultiva (ou não) tal hábito é o papel higiênico literário.   
 

Koji Suzuki, considerado por muitos como o Stephen King japonês, autor do livro "The Ring - O Aviso, conseguiu convencer uma empresa de papel higinénico a publicar o seu próximo conto.
O livro chama-se "Drop" e conta a história de um terrível espírito que vive adivinha aonde?! Em um banheiro!

Embarcando nessa ideia, uma empresa espanhola lançou rolos de papel com clássicos literários de domínio público, pelos quais não é preciso pagar direitos autorais.

Os rolos custam 3,70 euros (cerca de R$ 9,8) cada. Estando disponíveis nas cores branco, laranja e rosa, feitos de uma celulose mais resistente.  São usadas letras grandes com espaço entre as palavras para que seja uma leitura fácil e relaxante.


Gostou da ideia?

Deixando de lado os problemas que este hábito pode ou não causar, ler no banheiro é algo que muitos de nós fazemos. Nem que seja lendo a bula de shampoo ou do produto mais perto de nós que esteja no banheiro, porque no fundo, ninguém curte ficar pensando no ato de defecar.

É, caros leitores, ao que parece, sobre este hábito, ainda vamos ler muito (no banheiro, ou não).

Até breve!

Um comentário:

  1. Uau, que interessante! Haha o banheiro é um ótimo lugar para ler, faço isso diversas vezes, facilitaria muitissimo

    vidradaemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.