24 de janeiro de 2013

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne 
O Menino do Pijama ListradoEdição: 1
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535911121
Ano: 2007
Páginas: 192
Tradutor: Augusto Pacheco Calil
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
 

John Broyne poderia ser um escritor como qualquer outro, mas ele é diferente por te escrito algo único, todos sabemos que a perfeição esta na humildade e simplicidade e quanto mais simples é a coisa, mas complexa é sua interpretação...
Como o próprio livro diz em sua aba, é melhor sabermos menos possível da história, pois assim ela ficara mais emocionante/envolvente/incrível/te deixar com frio na barriga, enfim acho que já deu de entende, então nessa resenha vou me limitar ao Maximo falar sobre a história.
Dentre muitos livros de segunda guerra mundial é mais informal e mais incrível que este livro, todos falam muito bem de Anne Frank, que ainda falta eu ler, mas a linguagem do Menino do Pijama listrado é bastante informal com um tom de humor negro.
Por se tratar de um romance histórico o autor teve todo um cuidado de mostrar como é que funcionava a mente de um garoto de nove anos em pleno Holocausto e principalmente o modo como era a educação dos jovens e a grande influencia da propaganda nazista, o livro parece uma fabula para jovens/adulto fascinado por segunda guerra mundial. Bruno viaja no meio do perigoso e do proibido dando a tremedeira na perna e o frio na barriga.
Uma curiosidade do livro é que ele foi escrito em um dia e eu também li em um dia, é bem rápido e quero parabeniza a editora “Companhia das Letras” pelo trabalho da capa tem uma textura que simula tecido e o cheiro de livro é incrível...
Para quem gosta de uma boa aventura dentro de casa e romance histórico o com linguagem rápida e fácil o Menino do Pijama Listrado é uma ótima pedida... =) 

5Estrelas :)

4 comentários:

  1. Resenha muito boa. Eu só tinha visto o filme, que gostei muito, e o livro vou procurar comprar

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler este livro, só estou esperando alguém me emprestar, rs. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oii Will!! Realmente O menino do pijama listrado é tudo isso que você falou, adorei sua resenha *-* O livro é muito bom mesmo, ah e também falta eu ler Anne Frank :s
    beijoos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.