15 de junho de 2012

A Viagem do Elefante - Jose Saramago

http://www.queromuito.blog.br/wp-content/uploads/2011/11/a-viagem-do-elefante-jose-saramago.jpgNão é todo dia que aparece um elefante em nossa vida, muito menos chamado Salomão. Pois é este formoso e meigo paquiderme, nascido em Goa, transportado pelos mares a Portugal no século XVI, o herói... leia mais da viagem que aqui se conta. "Por muito incongruente que possa parecer...", assim começa o novo romance - ou conto, como ele prefere chamá-lo - de José Saramago, sobre a insólita viagem de um elefante chamado Salomão, que no século XVI cruzou metade da Europa, de Lisboa a Viena, por extravagâncias de um rei e um arquiduque. O episódio é verdadeiro. Dom João III, rei de Portugal e Algarves, casado com dona Catarina d Áustria, resolveu numa bela noite de 1551 oferecer ao arquiduque austríaco Maximiliano II, genro do imperador Carlos Quinto, nada menos que um elefante. O animal viera de Goa junto com seu tratador, algum tempo antes. De início, o exotismo de um paquiderme de três metros de altura e pesando quatro toneladas, bebendo diariamente duzentos litros de água e outros tantos quilos de forragem, deslumbrara os portugueses, mas agora Salomão não passava de um elefante fedorento e sujo, mantido num cercado nos arredores de Lisboa. Até que surge a idéia mirabolante de presenteá-lo ao arquiduque, então regente da Espanha e morando no palácio do sogro em Valladolid.

 

Para quem vai fazer vestibular da federal esse ano tem que ter esse livro na estante para ler, e assim foi, comecei a ler com uma repulsa natural de obrigação, mas quando comecei a ler fiquei muito fã do autor.
Se você gosta de um livro fácil entendimento e uma escrita rebuscada então você vai gostar do livro a Viagem do Elefante.
Autor português modernista Saramago vai buscar inspirações no realismo e nessa longa jornada de Salomão, onde o autor vai fazer diversas criticas sociais, tendo em foco principalmente uma critica a igreja católica.
Para quem conhece o estilo do autor, sabe que ele escreve de maneira corrida de modo que algumas vezes você não sabe o que é fala ou pensamento de um personagem e deixa o leitor confuso tendo que reler mais de uma vez o mesmo parágrafo.
Percebemos o estilo realista do autor nas descrições muito boas e algumas vezes nojentas.
Gostaria de fazer um comentário sobre a tradução que foi feita pelo nosso paraense Benedito Nunes que é o fundador da faculdade de filosofia da UFPA, ele tentou o Maximo não modificar os sentidos e ideias que Saramago queria passar, e conseguiu muito bem, mas que ler obras em português de Portugal recomendo que leia o original.
Então para quem é “obrigado” a ler recomendo que tire essa ideia de livro chato, pois não é. E para quem não vai fazer vestibular recomendo que leia por que é uma obra que te leva para grandes aventuras, emoções e muitas risadas.

Adicione em sua estante no Skoob

4 comentários:

  1. Will!!! Muito legal encontrar uma resenha de leitura obrigatória do vestibular rsrs justamente por não ser muito comum. No meu tempo de vestibular este livro não estava na lista mas, apesar do caráter obrigatório, eu também gostei de alguns dos livros que tive que ler!
    Sem mais, Saramago é Saramago! Gostei da sua resenha e fiquei interessada no livro :)
    Só uma coisa... você deu spoiler, mas tudo bem... eu desculpo, não vou ler o livro agora então quando chegar a vez dele eu provavelmente não vou lembrar desse spoiler rsrsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Will.

    EU AMO SARAMAGO. Adoro o autor e fiquei feliz por vc ter dedicado espaço e tempo pra ele, mesmo sendo obrigatório a maioria só lê o resumo dos cursinhos.
    Gostei da fluência da sua resenha, mas, assim como a Juliana, só fiquei muito triste com o BIG spoiler que vc deu, contando o fim do livro.

    Mas vamo que vamos...
    Saramago é o cara e não vou deixar de ler o livro por isso, mas não gostaria de ler mais nenhum fim de livro por aqui. Okay? :)

    =*
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Will, confesso que não li nenhum livro inteiro desse autor pra fazer vestibular.
    Mas entre os resumos e resenhas, sempre gostei dele.
    Entre os livros publicados de Saramago, esse não é minha primeira opção, mas está na lista.
    A resenha tá muito boa, e diferente das meninas, não tenho problema com spoiler, então...

    beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.