25 de maio de 2012

O Símbolo Perdido (The Lost Symbol)

Resenha O Símbolo Perdido (The Lost Symbol)
Minha primeira sexta-feira publicando uma resenha, como estou com tempo para produzir vou me agendar melhor para esta publicando, terças e sextas. Abaixo esta um pouco das minhas impressões sobre o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown.
Desde 2009 que não lia nada do Dan Brown, já li os dois primeiros livros da trilogia Robert Langdon (Anjos e Demônios e o Código da Vinci) e apenas agora lia o símbolo perdido, que é um livro repleto de ficção e realidade, algo típico para quem conhece o estilo do autor.
Este é o primeiro livro da trilogia que não começa com uma morte, mas não significa que não terá morte ao decorrer da estória. O prólogo narra uma iniciação ao grau 33 da Francomarçonaria. Quem será um dos motivos de uma crise na segurança nacional.
O nosso herói nerd de terno Tweed, Robert Langdon desta vez está no Capitólio em Washington D.C. depois de explorar igrejas nas ruas de Roma, Museus em Paris, agora é hora de ficar na sua própria terra.
Considero este livro nacionalista, pois a impressão que o autor nos passa é que ele quer mostrar uma identidade Norte Americana, uma forma de mostrar que não apenas existe historia do outro lado do atlântico, e que os EUA foi criado por mentes ligadas a ciência e com pouco influencia religiosa.
Langdon é chamado pele seu amigo e mentor Peter Solomon para ministrar uma palestra no Capitólio, ao chegar, descobri que não passava de uma mentira, e que Peter avisa sido sequestrado e o sequestrador queria como moeda de troca os Antigos Mistérios.
Andei lendo sobre os tais antigos mistérios e encontrei bastante referencias a francomarçonaria e também a outras seitas. Os antigos mistérios segundo o autor de o Símbolo Perdido e outras fontes que pesquisei, tratasse de um conjunto de textos que daria ao homem poderes inimagináveis, poderes estes que poderia controlar nações.
E pra quem já conhece as duas primeiras historias do Simbologista, seja por livro oi filme, sabe que ele sempre tem uma ajuda de mulheres muito bonitas e inteligentes, isso não poderia faltar nesse livro, e desta vez é a grande cientista em noética Katherine Solomon.

“A noética (do grego nous: mente) é uma disciplina que estuda os fenômenos subjetivos da consciência, da mente, do espírito e da vida a partir do ponto de vista da ciência. Como conceito filosófico, em linhas gerais define a dimensão espiritual do homem.”
Não podemos ignorar todos nossas leituras e informações, então durante toda minha leitura em o Símbolo Perdido, fazia estudos, uma vez que eu sendo espírita, não posso para de ler e aplicar tudo que leio. Então não pude deixar notar semelhanças entre a filosofia espírita e a filosofia noética. Ambas buscam uma compreensão extra corpórea, provando a existência de alma, do uma consciência pós-morte. E que seus conceitos acabam ate se cruzando, porém a ciência noética não tem a preocupação de criar novas palavras para definir o que seria essa nova ciência. Então se você ficou interessado pela ciência noética assim como eu fiquei recomendo que leia “O Livro dos Espíritos” (que prometo fazer uma resenha) que ele da respostas para muitos questionamentos levantados pela noética. Mas não se limite apenas essa obra de Kardec leia bastante outras obras publicadas pelos próprios cientistas
noéticos.
Então considero o livro O Símbolo Perdido, um livro de dificuldade media leitura, algumas vezes precisando de uma internet ou um dicionário do lado, eu li a versão normal, porém recomendo que leiam a ilustrada, pois te direciona melhor obras, arquitetura, esculturas, mapas mas detalhado da incrível capital dos Estados Unidos.



Então fica a dica, leia eu recomendo...


Até a próxima terça com o Livro Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.