3 de outubro de 2013

[Resenha] Sábado - Cícero


Depois de algum tempo sem escrever aqui, vou fazer uma coisa bem diferente: uma resenha sobre um dos álbuns quem vem embalando minhas tardes quentes de Manaus, o álbum "Sábado", do cantor Cícero, que foi lançado dia 31 de agosto (um mês atrás). Depois de ouvi-lo, em menos de 24 horas, eu já sabia de cor todos as músicas! O cd tem 29 minutos de pura poesia, feitas com simplicidade, porém muita organização e criatividade. Um trabalho realmente impecável!

O carioca Cícero, ganhou notoriedade através de seu primeiro álbum “Canções de Apartamento”, que foi lançado em 2001 de forma 100% independente, estando este disponível de maneira livre na internet. Seu trabalho, considerado melancólico e intimista, ganhou muitos fãs na internet e na mídia especializada.

Por isso, muitas críticas negativa foram feitas na fan page do cantor após lançamento da prévia do álbum, e eu admito ter sido um desses críticos, que considerou muito monótono, sem vida, o seu novo trabalho, em comparação ao anterior. Mas agora, depois de analisar com calma todas as músicas, posso dizer com certeza que o álbum "Sábado" é como a vida, em que pouca coisa deve ser dita ou nada deve ser dito quando é necessário, mas deixar com que ela siga com naturalidade.

Em entrevista  para O Globo, Cícero define seu novo trabalho de maneira perfeita:

– "Sábado" não tem clímax, refrões, pratos de ataque, agudos, médios. É um disco de 29 minutos que fiz pensando naquela momento de final de tarde, entre 17h30 e 18h, que não é nem barro nem tijolo, nem alegre nem triste, nem começo nem fim de nada. É um estado de espírito que me acompanha desde sempre. 

A verdade é que o trabalho de Cícero, ainda muito embalado com a bossa nova, faz parte desse movimento que muitos chamam de "New MPB", e suas músicas são para momentos de certa boemia da saudade, o que é particularmente adequado para o momento que estou vivenciando, e esta a razão da minha identificação.  Aconselho aqueles amantes da boa música que também procurem neste trabalho incrível e, no mínimo, diferente de Cícero o seu momento, o seu tom.


Segue uma pequena amostra de "SÁBADO":

Asa Delta



Eis um dos muitos motivos da minha admiração por Cícero, notem que a estrutura da poesia concretista, organizando palavras como imagens.

Por Bota Fogo 




Essa se destacou por ser tocada com dedilhados simples, limpa. Sua forma de apresentação no estilo literário, novamente, chama a atenção não só de quem ouve, mas quem procura conhecer sua letra na forma como concebida pelo autor.

- Para baixar o CD entre em http://www.cicero.net.br/

Então para quem não conhecia, fica então a dica de um excelente álbum e um magnífico artista, e para quem já conhecia e curte Cícero, bem vindo ao clube!

PS: Cícero estará em Belém do Pará dia 19 de outubro, no festival Manga. Vale a pena ver o cara de perto!

Um comentário:

  1. Acho o trabalho dele lindo, é o tipo de música para ouvir e ficar de bem com a alma.adorei suas palavras *-*

    ResponderExcluir

Obrigado por prestigiar nosso blog!

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica.